Os cursos são promovidos à distância, através da internet.
Cada curso é composto por 04 encontros interativos (via Zoom), materiais complementares simples e um grupo de WhatsApp que funciona como uma Comunidade Colaborativa temporária de Aprendizagem.
São cursos práticos onde se aprende fazendo. Ao final de cada um dos 03 primeiros Encontros se lança um desafio prático que o participante deve entregar até 12 horas antes do seguinte Encontro.
O participante deve dispor de um mínimo de 16 horas livres no mês, sendo 8 horas para participar sincronicamente pelo Zoom e outras 8 horas para realizar os desafios propostos no curso.
Cada curso acontece num dia específico da semana, por quatro semanas consecutivas e sempre ao mesmo horário. Cada Curso tem sua oferta de dia e de horário.
Alguns dos cursos serão ministrados mais de uma vez.
Nas sextas feiras haverá Encontros chamados de “FOGUEIRAS DIGITAIS ABERTAS” que não fazem parte dos cursos e que todos os indígenas podem participar bem como convidados especiais.
Mais adiante explicaremos como os Cursos podem gerar certificados e bolsas enquanto os Encontros de sextas feiras não.
A ESCOLA LIVRE DE FORMAÇÃO EM ARTE E CULTURA ABYA YALA é uma iniciativa da ONG Thydêwá junto a “Rede de Abya Yala com Amor” e conta com o apoio do Ministério de Cultura do Brasil, sendo uma das 70 iniciativas que integra a Rede Nacional de Escolas Livres de Arte e Cultura. Os cursos livres estão amparados pela Lei nº 9.394 do Brasil.