30 jul NESTE AGOSTO TEMOS 05 CURSOS PARA INDÍGENAS
A partir de agora CADA INDÍGENA SÓ PODE SE INSCREVER EM 01 CURSO
Cada curso é composto de 04 Encontros ONLINE via Zoom e três desafios, contando com um grupo de WhatsApp que funciona como comunidade colaborativa (multicultural e temporária) de aprendizagem.
Cada curso acontece em um dia e horário único.
CURSO 1 : Oficina de Escritura
CURSO 3: LABoratório Diagramação Artística & Organização Conceitual
CURSO 4: Chujwen - Gestão do Conhecimento Indígena e Gestão Indígena do Conhecimento !
CURSO 5: Vídeo - VISÃO INDIGENA
CURSO 1 : Oficina de Escritura
1: Oficina de Escritura – QUINTA FEIRAS – dias 1, 15, 22 e 29 de Agosto, sempre das 19 às 20:30 hs, horário de Brasília.
Facilitadora: Trudruá Makuxi.
A oficina de escritura busca potenciais escritores indígenas e/ou parentes que se interessem pelo processo criativo literário cuja temática é a própria diversidade cultural indígena. Orientada pela Lei 11645/2008, espera-se que alguns textos produzidos nesta oficina sejam selecionados para participar do E-BOOK paradidático que está sendo elaborado em parceria com a Escola Abya Yala e a OSC Thydewa. O E-BOOK, de autoria indígena, destina-se ao público indígena e não indígena, a fim de valorizar a diversidade cultural, bem como promover a paz dos povos originários nos Estados-nação de Abya Yala.
A lei 11.645/2008, a Constituição Federal e o conceito de Autodeterminação serão utilizados como referências para o exercício criativo.
Esta oficina conta com 15 vagas e a seleção dos participantes será realizada pela facilitadora em parceria com a Escola Livre.
Inscrições nos dias 30 e 31 de julho.
CURSO 2: OFICINA ILUSTRAÇÃO
2: Oficina de ilustração – QUARTAS FEIRAS – dias 7, 14, 21 e 28 de Agosto, sempre das 17 às 18:30 hs, horário de Brasília.
Facilitadoras: Horopako Desana (BR) e Haylly Wichi-Kariña (ARG)
Através desta Oficina buscaremos ilustrar um EBOOK paradidático que está sendo elaborado em parceria com a Escola Abya Yala e a OSC Thydewa. Será um E-BOOK orientado para o público não indígenas, valorizando as culturas indígenas, a diversidade cultural e a paz.
Esta oficina conta com 15 vagas e a seleção dos participantes será realizada pelas facilitadoras em parceria com a Escola Livre.
Inscrições de 30 de julho a 3 de agosto.
CURSO 3: LABORATÓRIO Diagramação Artística & Organização Conceitual
3: LABORATÓRIO Diagramação Artística & Organização Conceitual
QUARTAS FEIRAS – dias 7, 14, 21 e 28 de Agosto, sempre das 19 às 20:30 hs, horário de Brasília.
Facilitadores: Mariela Tulián, Kadu Tapuya, Tiriri Rayo e Sebastian Gerlic
Através deste LABORATÓRIO organizaremos conceitualmente e diagramaremos artisticamente um EBOOK paradidático que que está sendo elaborado em parceria com a Escola Abya Yala e a OSC Thydewa. Será um E-BOOK orientado para o público não indígenas, valorizando as culturas indígenas, a diversidade cultural e a paz.
Esta oficina conta com 10 vagas e a seleção dos participantes será realizada pelos facilitadores em parceria com a Escola Livre.
Inscrições de 30 de julho a 3 de agosto.
curso 4: Gestão do Conhecimento Indígena e Gestão Indígena do Conhecimento
4: Chujwen (o saber que se aprende e se ensina) – Gestão do Conhecimento Indígena e Gestão Indígena do Conhecimento
TERÇAS FEIRAS – dias 6, 13, 20 e 27 de Agosto, sempre das 15 às 16:30 hs, horário de Brasília.
Facilitadores: Shailili Zamora Aray Wichí-Kariña (ARG) e Kadu Tapuya (BR)
Neste curso, descobriremos como as comunidades indígenas fundem suas culturas com a era digital. Analisaremos a fotografia, destacando a importância de adotar uma abordagem ética e respeitosa. Aprenderemos também sobre: propriedade intelectual, domínio público, acesso à informação, gestão de dados, usos da imagem dos povos indígena, cartografia e mais.
Esta oficina conta com 24 vagas e a seleção dos participantes será realizada pelos facilitadores em parceria com a Escola Livre.
Inscrições de 30 de julho a 3 de agosto.
curso 5: VISÃO INDÍGENA
5: Vídeo – VISÃO INDIGENA
TERÇAS FEIRAS – dias 6, 13, 20 e 27 de Agosto, sempre das 19 às 20:30 hs, horário de Brasília.
Facilitadores: Yala Payayá e Weramoru Tupi Guarani (BR)
Como é que nós indígenas enxergamos o mundo, como usamos o vídeo a nosso favor? Juntos vamos nos apropriar do audiovisual e usá-lo como ferramenta de registro de nossas memórias e sabedorias, de fortalecimento da nossa cultura, em favor dos direitos, da justiça, de toda vida e da nossa Mãe Terra.
Esta oficina conta com 24 vagas e a seleção dos participantes será realizada pelos facilitadores em parceria com a Escola Livre.
Inscrições de 30 de julho a 3 de agosto