O projeto “Indígenas e Diversidade para Paz” foi idealizado pela ONG Thydêwá e prevê além de formações para indígenas, várias ações de diálogos interculturais visando a produção de materiais didáticos e paradidáticos promovendo a valorização das culturas indígenas, a diversidade e a paz. 

 

Desde janeiro de 2024 o projeto está realizando ações e atualizamos esta pagina do site para dizer que em JULHO haverá três importantes convites:

1. VÍDEO:

Haverá tanto um novo Curso Online para aprimorar talentos expressivos de indígenas nesse suporte como uma PREMIAÇÃO com dois prêmios de R$1.000 um para cada categoria. Ambos convites são só para indígenas.

SOBRE O CURSO:

Ele é feito em parceria com a Escola Livre Abya Yala que sempre nos últimos 3 dias de cada mês abre para inscrições pelo site

Para conhecer os detalhes e concorrer ao “PRÊMIO VISÃO INDÍGENA BAHIA 2024” clique aqui.

 

2. EBOOK:

A Cultura da Colaboração e da Cooperação são também fundantes do projeto, construir alianças entre indígenas e professores com o objetivo de fomentar a Diversidade Cultural em Diálogo para a Cultura da Paz é nossa missão. Visamos produzir colaborativamente um Ebook Guia que contribua com a abordagem da lei 11.645/2008 no tocante a História e as Culturas Indígenas e, que propague a convivência harmônica dentro das escolas, uma educação escolar livre de preconceitos, racismo e violências.  

Para construir esse livro, indígenas e não indígenas são bem-vindos, artigos individuais ou coletivos podem participar. Mande sua proposta até 15 de Julho. Saiba dos detalhes aqui. Este convite é tanto para indígenas quanto para professores da rede pública da Bahia em geral, sem nenhum tipo de especificidade ou descriminacao.

 

3. CAPACITAÇÃO PRESENCIAL:

Realizaremos um Encontro de 04 dias no territorio Tupinambá de Olivença na primeira ou na segunda semana de Agosto. Fortalecermos a MAESTRIA de cada indigena participante para atuar como EDUCADOR INTERCULTURAL, como AGENTE DE PAZ, como Embaixador de seu povo-nação indígena. Este convite é só para indígenas. Serão selecionados 07 de diferentes territórios da Bahia. O processo de seleção vai acontecer durante o mês de Julho, partindo de cartas curtas de apresentação dos interessados em relação a esta iniciativa.Este projeto é realizado pela ONG Thydêwá, com patrocínio da Neoenergia Coelba e do Instituto Neoenergia, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado da Bahia – Fazcultura através do Edital Transformando Energia em Cultura da Neoenergia 2023. 

Os que tiverem interesse de interagir conosco, entre em contato pelo contatos@thydewa.org