LIVRO MULTICULTURAL
A iniciativa “Indígenas e Diversidade para a Paz” prevê a criação colaborativa de um livro digital multicultural que servirá como guia de orientações para promover as Culturas Indígenas, a Diversidade Cultural e a Cultura da Paz. Seguindo as diretrizes da lei 11.645/2008, o ebook irá contribuir com a inclusão da temática das Culturas Indígenas dentro das escolas e promovendo uma sociedade livre de preconceitos, racismos e violências.
A ONG THYDÊWÁ já publicou mais de 40 livros, entre impressos e digitais, ganhando prêmios nacionais e internacionais. Seus livros circulam muito e são bem referenciados por causa de sua qualidade e pelo fato de terem ISBN e licença Creative Commons (CC-BY) sendo considerados Recursos Educacionais Abertos.
Quer participar?
Este convite se destina às pessoas que cumprem pelo menos um dos dois requisitos:
(a) Ser Indigena autodeclarado
(b) Estar ou ter sido professor no estado da Bahia e estar tendo ou haver tido uma relação profunda com um ou mais indigenas autodeclarados.
Aceitam-se obras textuais e ou visuais/sonoras/audiovisuais, de tamanho pequeno ou de duração curta, por exemplo, se se tratar de um texto, o ideal é que tenha só uma lauda (página A4, fonte 12), ou como máximo duas laudas. Podendo ser de autoria individual ou coletiva.
Como não se trata de um livro acadêmico e nem didático, não seguiremos as regras da ABNT. Trata-se de um ebook paradidatico que estimula, complementa e enriquece o aprendizado sobre as Culturas Indigenas desde e com o protagonismo de vários indigenas, em abordagens livres e variadas. O conteúdo do ebook pode incluir: histórias, biografias, contos, ensaios, cordel, poesia, hq, fábula, provérbio, profecia, aforismo, parábola, anedota, haicai, epigrama e ou planos de aula, entre outros diferentes gêneros e estilos. Recomendamos a produção de textos em primeira pessoa do singular ou do plural, textos escritos com o coração.
O texto precisa ter sido escrito pela pessoa que o está submetendo, pode ser escrito por uma ou mais pessoas, desde que uma delas seja responsável pelo envio. O texto não precisa ser inédito.
Materiais visuais/sonoros/audiovisuais precisam ter qualidade tecnica. Imagens, Fotografias e ilustrações são bem vindas.
O livro estará dividido em duas seções:
(1) Dirigida a professores
(2) uma outra dirigida aos estudantes (com idades de entre 7 e 17 anos, podendo o autor especificar a qual público está se dirigindo).
Seu texto deverá estar relacionado com uma ou várias das questões exemplificadas a seguir:
- Uma ou várias sabedorias ancestrais
- Que significa ser indigena
- Como é a vida dos indigenas na atualidade
- O que a sociedade atual deve saber sobre os indígenas?
- Ciência Indigena
- Porque as Culturas Indígenas são importantes para o mundo contemporâneo?
- Organizacao Social, Religioes, Rituais e Espiritualidades Indigenas
- O que podemos aprender hoje com as culturas indígenas?
- Por que estudar sobre as Culturas Indígenas?
- Como prevenir e/ou combater os preconceitos e as violências nas escolas?
- Como promover a convivência e paz nas escolas e no mundo?
- Dar voz a um animal, planta, elemental, a floresta, a um rio e ou a própria Mãe Terra.
- Nomades? Migrantes? Expulsos? Limites… Fronteiras… Retornando, Retomando…
- Direitos indígenas e Direitos da MÃe Terra
- Terra e Territorio
- indígenas em contextos urbanos
- Raça
- Diversidade
- Visão indigena e Ecologia
- Educacao Indigena e Educacao Multicultural
- O futuro, o presente e o passadfo da humanidade e ou da Terra…
Serão consideradas experiências praticadas em sala de aula e relatos de vivências.
O texto será avaliado por uma comissão composta por indígenas e não indígenas ligados à temática de educação e produção textual. O texto poderá ser recusado, devolvido com sugestoes ou aprovado.
As submissões deverão ser feitas pelo email contatos@thydewa.org antes do dia 30 de agosto.
Recomendamos que sejam feitas com a maior antecedência possível porque um grupo de pessoas já está trabalhando na diagramcao e organizacao do ebook.
Se por exemplo a comissao recebe no dia 20 de agosto um texto sobre o QUE FAZ UM PAJE e aceita o texto….Se no dia 30 de agosto receber um outro texto sobre o QUE FAZ UM PAJE, este segundo texto será recusado porque o livro já contém um conteudo similar.
Cada autor pode mandar de 1 a 5 textos.