O Mundo precisa conhecer as Culturas Indígenas Vivas porque elas têm saberes e sabedorias que podem inspirar toda a humanidade nestes momentos de grande virada.
Com uma perspectiva intercultural, produzimos e selecionamos materiais para você.
EBOOK
Na autoria do livro trabalharam colaborativamente 32 indígenas de vários povos e cinco pessoas não indígenas.
Na primeira parte do e-book, os próprios indígenas se apresentam para crianças e jovens. Na segunda parte, são sugeridas atividades pedagógicas que, seguindo as diretrizes da Lei 11.645/2008, contribuem para a inclusão da História e das Culturas Indígenas na educação formal. Na terceira parte, há reflexões visando promover uma educação intercultural para todos.
O ebook tem 100 páginas e se disponibiliza em duas versões, uma para leitura online aqui e, uma outra para quem deseje imprimi-lo, apresentada aqui.
VÍDEOS
Preparamos 07 PLAYLISTS educativas que partilham + de 300 vídeos.
Para quem não tem tempo, tem a SHORT PLAYLIST com apenas 08 vídeos.
As outras 06 PLAYLIST estão detalhadas AQUI
As primeiras 3 PLAYLISTs são de videos feitos por indígenas:
(1) BAHIA 2024
(2) ABYA YALA 2024
(3) BRASIL 2020/23
E as últimas três são de produções interculturais com protagonismo indigenal:
(4) Curiosidades 11.645
(6) Documentarios
O PROJETO “Indígenas e Diversidade para Paz” é realizado pela ONG Thydêwá, com patrocínio da Neoenergia Coelba e do Instituto Neoenergia, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado da Bahia – Fazcultura através do Edital Transformando Energia em Cultura da Neoenergia 2023.
O PROJETO fortalece as expressões indígenas em dois suportes, pela realização de vídeos curtos e pela produção colaborativa de um ebook. O ebook foi especialmente desenhado como um material paradidático que promove a valorização das culturas indígenas, da diversidade e da paz. Ambos materiais podem ser bem utilizados por professores que queiram estimular os diálogos interculturais, aproximando seus estudantes das culturas indígenas.
O PROJETO inicialmente foi projetado para trabalhar com indígenas do estado da Bahia, fortalecendo seus talentos, produzindo vídeos e o ebook. Construímos uma parceria com a Escola Livre Abya Yala apoiada pelo Ministério de Cultura e pelo Programa Ibercultura Viva, abrindo a proposta para indígenas de todo Brasil como da América. Por essa razão, as produções também contam com a participação de indígenas localizados na Argentina, Bolívia, Chile e Equador.
O PROJETO base promoveu oficinas online de realização de vídeos curtos e um Encontro Presencial de 04 dias no território Tupinambá de Olivença fortalecendo indígenas para atuarem como EMBAIXADORES INDÍGENAS E DA DIVERSIDADE PARA PAZ. Assim o projeto visitou escolas em 07 municípios da Bahia. Com a parceria da Escola Livre Abya Yala as formações ofertadas para os indígenas trouxeram oficinas online novas: Arte, Arte Digital, Moda, Comunicação, Ilustração, Diagramação, Literatura e Gestão de Conhecimentos.
A Cultura da Colaboração e da Cooperação são também fundantes do projeto, construir alianças entre indígenas e não indígenas com o objetivo de fomentar a Diversidade Cultural em Diálogo para a Cultura da Paz é nossa missão.
Esta iniciativa atende a lei 11.645/2008 incluindo a História e as Culturas Indígenas na educação formal, propagando a convivência harmônica dentro das escolas e uma educação escolar livre de preconceitos, racismo e violências.