As nossas origens são sagradas. Desde a criação do mundo elas vêm sendo transmitidas pelos antepassados de geração em geração. Seguimos, na prática, nosso modo ser expresso nos conhecimentos e técnicas, renovando o espírito de posteridade. Ser nativo é coletivo , conectado com a natureza de forma harmônica. A nossa história é feita de lições vivenciadas e, nela reconhecemo-nos como povo na diversidade do mundo.
O conhecimento nativo é a conexão com nossas experiências das origens compartilhadas em criação para evolução. No legado dos antepassados podemos atualizar no presente novas realidades , desenvolver nossos próprios conhecimentos sem esquecer quem somos.
Nhenety Kariri-Xocó
A importância do patrimônio cultural imaterial não reside na manifestação cultural em si, mas na riqueza de conhecimentos e técnicas que são transmitidos de geração em geração. O valor social e econômico dessa transmissão de conhecimento é relevante para grupos sociais minoritários e majoritários em um Estado, e é tão importante para países em desenvolvimento quanto para países desenvolvidos.
Fonte CRESPIAL
👁️ Visão Indígena é o Projeto Patrimônio da Cultura Imaterial .
🔆 Cada povo indígena tem uma visão do mundo em sua cultura:
– Suas práticas e conhecimentos tradicionais;
– Cantos e Danças Ritualísticas;
– Formas de Organização do Trabalho Coletivo;
– Técnicas Artesanais de produção de utensílios;
– Técnicas de Pesca;
– Construção de Moradias;
– de Caça;
– de Produção de Alimentos;
– Conhecimentos relacionados a ervas medicinais e a suas relações com algumas plantas e árvores e a ;
– Pintura Corporal.
🔆 Cada elemento do patrimônio imaterial traz em sua produção a utilidade social numa relação social em conexão na espiritualidade.
🔆 Seja na confecção do objeto, na maneira de cantar, dançar , curar ou se pintar, no trabalho, nas festas e em ritual.
Nhenety Kariri Xocó